A perceção atual da exigência dos mercados, pressiona as Empresas para que se mantenham competitivas.
Como pode uma Empresa ser competitiva?
O maior fator que sustenta a competitividade de uma Empresa é o conhecimento e como este é gerido.
O conhecimento é um recurso que não se esgota e que se pode (e deve) transferir dentro de uma Empresa, contudo mais do que saber ensinar e passar conhecimento, é também preciso aprender a aprender.
Por vezes as Empresas nem se apercebem que existem dificuldades de aprendizagem, porque não sabem o que é a aprendizagem, nem como a podem promover.
A aprendizagem, vai muito para além da resolução de problemas: apesar de ser um bom ponto de partida, para que a aprendizagem perdure, é necessário refletir, não só sobre o porquê de ter existido um problema, como também sobre o porquê de uma solução ter resultado.
A introspeção é, também, importante para cada Colaborador perceber como é que o seu comportamento e o seu trabalho podem impactar no resultado global da Empresa.
Como se pode ensinar a aprender?
Através do desenvolvimento de padrões de comportamento mais produtivos, como, por exemplo:
Quando a liderança demonstra vontade de examinar de forma crítica as suas teorias e práticas recorrentes e faz alterações que levam à melhoria, será mais fácil os subordinados adotarem a mesma postura.
“A coisa mais indispensável a um homem é reconhecer o uso que deve fazer do seu próprio conhecimento”
Platão
Autor/a: Andreia Almeida
Responsável de Recursos Humanos e Projetos da GOVISION
Mestre em Psicologia das Organizações e do Trabalho